terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tutorial - Retrobright



Um Salve aos meus amigos Retrogamers !

Hoje vou ensinar a todos vocês como restaurarem aqueles consoles, acessórios, cartuchos, enfim, itens de coleção que apresenta o desagradável efeito de amarelamento!
Eu li bastante, pesquisei muito sobre, fiz vários testes com peças que se estragassem não me faria falta, então antes de virem postar que isso e aquilo prejudica e tals, EU fiz, vou passar a receita e recomendo, não estou criando o tutorial pra pedir opiniões e dicas de como fazer, estou passando a minha receita que foi um sucesso!

Vamos ao que interessa!

Material Necessário:

Água Oxigenada 40 Volumes
Glicerina Bi destilada
Pincel de cerdas macias
Maizena
Um belo dia de Sol forte! "Principal "

Como optei por fazer poucas peças por vez, as medidas que usei foram as seguintes:

- 1 Colher de sopa de Agua Oxigenada
- 1 Colher de sopa de Glicerina
- 1 Colher de sopa de Maizena
- 1 colher de chá de Vanish 

O modo de preparo é simples, primeiro misture bem a Agua Oxigenada com a Glicerina, agora aqueça por 20 segundos no microondas 30 ml de água  dissolva nela o vanish, mexa bastante até não ficar nenhuma partícula dele, aqueles 'caroçinhos' brancos, não tem problema a água esfriar, o importante é dissolver ele por completo, ela aquecida facilita em muito isso. Misture bem o Vanish dissolvido com a mistura de água oxigenada e glicerina, por final acrescente a Maizena.
Todas as peças em que fiz o processo, forão desmontadas e lavadas antes, a lavagem foi simples utilizando detergente Ypê de coco uma escova de dentes e se necessário uma escovinha de tanque mesmo para tirar alguma sujeira mais grossa.
Antes de manusear a mistura aconselho utilizar luvas daquelas de medico, disponíveis em farmácias para compra, para evitar contato com a pele.

Aplique sobre a peça uma camada uniforme da mistura, cuidado para não deixar rastros criados pelas cerdas do pincel, isso pode fazer manchas. Pode recobrir a peça toda com a mistura, não afeta escritas no caso da peça vir a ter.
Disponha sobre o sol de forma que ele uniformemente abranja a maior área possível do item, obviamente não ficara exposto a ele 100% da peça, a cada 1 hora vire a peça de forma a expor a parte que não está recebendo a iluminação. Exemplificando 1 hora de sol de frente, 1 hora de sol de costas rsrsrs.

Após 2 horas de exposição, lave a peça com água corrente apenas para remover essa camada de produto, aplique novamente e por assim prossiga durante o dia todo, ou até a sua paciência aguentar... Como há vários níveis de 'amarelamento' de peças, pode ser necessário varias aplicações ao decorrer de dias. 

Para proteger o plastico de novos amarelamentos, utilize silicone automotivo em pasta, aplique sobre o item com um pincel e depois passe uma flanela seca de modo que lustre a peça, não utilize silicone liquido, assim você evita do item ficar gorduroso e que ele retenha poeira.

Pode ser um tanto trabalhoso para alguns, realmente é, mais o prazer de ver como novo novamente um item antigo de coleção, é incomparável  ainda mais sabendo que você foi o único e direto responsável por essa mudança, é indescritível!

Abaixo vocês podem verem os itens que forão pro banho de sol, com seus respectivos antes e depois.































11 comentários:

  1. show de bola eu usei so a agua oxigenada numero 40 e deu o msm resultado , meus games voltarao a fikar branquinhos !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já efetuei testes assim michael, além de demorar mais nesse processo o amarelado retornou rapidamente. Da forma acima até agora não tive problemas.

      Excluir
  2. Kra parabéns pelo tuto.....ótimo msm.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Fera, na medida do possível to sempre postando e compartilhando o pouco que sei!

      Excluir
  3. Excelente. Tutorial. O melhor dos retrobright que eu ja vi e parabens pelo seu acervo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo reconhecimento amigo, preciso atualziar, tenho bem mais itens já salvos pelo Retro.. Obrigado.

      Excluir
  4. Willian, pode me ajudar? Funcionou com meu Saturno Super nintendo, porem com meu Dreamcast o amarelo voltou em uma semana. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Muito estranho amigo, é algo que nao veio a acontecer comigo, e olha que eu já o fiz em um Dreamcast que estava praticamente OURO de tao amarelo... você utilizou a risca os ingredientes da formula?

    ResponderExcluir
  6. Uma pergunta, no caso das fitas que possui label, como fez para aplicar o produto sem que danificasse ou manchasse elas?

    Ótimo turorial, obrigado por ter postado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode passar o produto por cima que não danifica em nada o material. tanto labels quanto inscrições que tem na fita não da problema.

      Excluir
  7. Posso guardar a sobra da mistura (Retrobright) feita num dia e utilizar no dia seguinte?

    ResponderExcluir