quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cuidado Cenas Fortes!

Não recomendável a pessoas de coração fraco!


Bom Dia Meus caros, hoje faço uma postagem diferente, vou abordar um assunto que divide opiniões.
   Você Retrogamer de coração, sabe o prazer que é quando adquiri aquele console, aquele controle, aquele jogo antigo, que a tanto buscava. Hoje em dia infelizmente vivemos com uma dura realidade, muitos itens que buscamos, quando encontramos estão em condições precárias,  foram muito mal cuidados ao longo dos anos, nunca receberão o amor e carinho que merecia
Ai chegamos a um divisor de águas  oque fazer? Manter a originalidade e ficar com um item mal cuidado; sujo; ou darmos a eles o merecido talento, cuidado?
Bem, eu como não compro nenhum item pensando em revenda, nem sou um fanático por ficar me gabando tenho um item nunca aberto, lacrado, e todo sujo mal cuidado, abro SIM meus consoles, controles e cartuchos, quando julgo necessário uma limpeza, um capricho, um cuidado a mais com cada um deles.
   Vou citar um exemplo simples, sou um feliz proprietário de um Atari 2600, este me gabo de ser o seu segundo dono, o primeiro dono o comprou no ano de 1985, eu viria a nascer somente 2 anos após... Tenho Caixa, nota fiscal de compra , manuais, enfim completo como se diz. Fiquei muito feliz de conseguir um item nesse porte, coisa muito difícil nos dias atuais. Ao trazer o mesmo pra casa, o único pensamento que tinha em mente, vou deixar esse carinha ainda mais novo do que ele já está, porque convenhamos que com 28 anos de vida, por mais cuidado e conservado que seja, apresenta sim, um canto com poeira, uma manchinha de algo que possa ter caído sobre ele. Sim desmontei ele todo, os 2 controles e todos receberão o talento "a la Maniaco"  (num próximo post revelo meus métodos de revitalização). Impressionantemente consegui deixar ele que já tinha aparência de saído da caixa, ainda melhor. Um amigo, dias após se deparou com um mesmo console em um ferro velho da região, este muito mal cuidado, terra e poeira por todos os lados, de imediato o comprou e veio até mim, testes preliminares realizados, resultado, completamente funcional! O mesmo ficou comigo um fim de semana para receber o talento... quando ele chegou para buscar, fiz uma brincadeira, coloquei o meu xodó e o dele lado a lado e pedi para achar qual o dele e qual o meu, ficou em duvida claro, pq ambos com aparência de novos :) .
Creio que quando temos o prazer de ver algo que esta mal cuidado, ser revitalizado por nossas própias mãos, vale muito a pena sim, abrir, limpar, cuidar dos nossos tesouros. Abaixo deixo a vocês uma sequencia de desmonte de alguns de meus consoles e controles, num próximo post coloco fotos deles como estão hoje.
















    

2 comentários:

  1. Muito bom o post! Eu sou igual a vc cara, sempre dou uma geral em um aparelho antes de liga-lo. Principalmente se foi pego em "feiras do rolo" ou doado, para evitar de fechar algum curto por conta de sujeira. Pra mim isso é ótimo passa tempo.

    Vlw Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo realmente estou esperando seu post de tecnicas de revitalização, tento fazer iqual a ti, mas muitas e muitas veses eu me deparei com problemas do tipo: abri, desmontei, limpei, limpei de novo, limpei mais uma vez, e ainda não ta zero. Principalmente os consoles e equips antigos que usavam o tal do ABS, o trem amarela mesmo e aquela formula com vanish, da realmente uma garibada mas ainda assim fica marcas não fica 100%. Outro problema que ando me deparando ao começar a trilhar os caminhos dos cartuchos com caixa de papelão e manuais frageis esta sendo o cheiro de naftalina, puts grila nada nesse mundo consegue tirar aquele cheiro, o pior sao os manuais cujo o cheiro fica encrustrado em cada uma das capas. triste...

    ResponderExcluir