sábado, 25 de maio de 2013

Tutorial - Vídeo Composto Som Estéreo Atari 2600


Tutorial Vídeo Composto + Som Estéreo
Atari 2600




 Componentes necessários:


1 - Trimpot 4k7
1 - Transistor BC548
2 – Resistor 4k7 1/8 (amarelo, roxo e vermelho)
2 – Capacitor Eletrolítico 10uf 16v
1 – Cabo AV Estéreo



Com os materiais em mãos vamos a obra:

Primeiramente remova da sua placa a caixa RF, abaixo segue imagem dela e os respectivos pontos de soldas a serem removidos para possível remoção da mesma.

Feito isso remova da placa os resistores dos pontos R49, 417 e C45, marcados abaixo:

Na imagem acima temos o ponto C45 de onde retiramos um resistor, tal como na posição da foto encaixe nele o transistor BC548 com a face achatada virada pra você, deixando de fora a sua terceira perna da esquerda para direita, esta que deve ser soldada na perna do meio do Trimpot 4K7 igual na imagem abaixo. O trimpot deve ser fixado na placa de modo que não se mexe, eu por exemplo colei com super bonder.
Agora precisamos levantar os pinos 12 e 13 do TIA para que fiquem fora do soquete, na imagem abaixo você pode ver elas demarcadas.
Eu optei por retirar fora o TIA fora, apos levantar os pinos precisamos soldar neles os Resistores 4k7 e os Capacitores eletrolíticos 10 uF 16v, os capacitores possuem 2 pinos o menor é o positivo, este deve ser ligado ao TIA. Na imagem a baixo o TIA com ambos já soldados nele.

Encaixe novamente o TIA no seu soquete, como essas saídas do TIA são "coletor aberto", temos que fazer o pull-up, para tal ambos os resistores devem serem ligados ao ponto + próximo ao capacitor C33 na placa, em destaque abaixo.
Agora iremos prepara o cabo AV para ligação, corte de uma ponta os 3 conectores padrão, feito isso prepare os 3 fios para que fiquem como abaixo, lembrando que a malha e envolve o fio que está no meio é o ponto negativo do cabo, estas podem serem soldadas juntas e devem serem aterradas na placa, para tal apos unir os 3 pontos solde eles neste pequeno encaixe logo abaixo do L5 visualizado acima, um dos pontos de fixação de onde removemos a caixa rf.
Apos aterrados, vamos as ligações, o cabo vermelho e branco soldamos nos capacitores eletrolíticos que já fixamos no TIA. Apos feito ambas as soldas isole com cuidado para não afetar os pontos de solda. Na imagem já temos ambos soldados e um exemplo isolado, tbm é possível ver os resistores fixados.
Agora solde no Trimpot a ponta do cabo amarelo.
Após realizada as soldagens, devemos alimentar em 5V o Transistor, o ponto de alimentação é o mais a esquerda dele, para liga lo puxe uma ponte diretamente conforme na imagem a abaixo.

Enfim tudo pronto, você já possui um Atari com vídeo composto e som estéreo!
Por fim fixe na placa o cabo av, usei novamente super bonder, e na carcaça do video game, tal como estava o antigo cabo do sinal rf.
Antes de fechar ligue ele com um jogo de sua preferência e com uma chave ajuste o trimpot até a imagem ficar de seu gosto. Uma grande vantagem de realizar o processo como está neste tutorial, é manter a originalidade de seu console, não precisando furar a carcaça para instalar os conectores AV.

Boa Jogatina e até o próximo tutorial.

(Tutorial feito tomando base pela postagem inicial do site www.victortrucco.com








10 comentários:

  1. Só uma coisa, que fio azul é este na ultima foto? "devemos alimentar em 5V o Transistor," vc se refere ao BC548? O fio que passa por debaixo da placa é para passar os 5v, poderia postar fotos mais específicas de onde soldá-lo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim para alimentar o 548, amigo clique na foto que ela irá abrir em uma resolução melhor e você poderá ver detalhadamente onde soldar o cabo.

      Excluir
  2. como faz pra fazer este mod. meu modelo é o 2600 frente de madeira com 4 chaves na frente e 2 atras. pq esta ensinando é um tutorial retirando o rf. quero manter o rf e adicionar o av. como faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o tutorial, mantenha o rf, porém você terá de soltar os componentes nos pontos marcados.

      Excluir
  3. Olá amigo, eu gostaria de saber se os dois pinos do TIA que recebe as soldas voltam para o encaixe de novo ? ou ficam fora ?.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo eu fiz tudo conforme o passo a passo a cima porem a imagem não fixa, ficando totalmente fora de fase. O que deu errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente regular o trimpot, provavelmente ele está em uma posição onde distorce a imagem.

      Excluir
  5. Amigo, boa tarde. Fiz a MOD num Atari 2600 que tenho, pra modificar para video componente. O áudio e vídeo ficaram bons, mas agora ele fica mudando a quantidade de jogadores, como se eu tivesse pressionando o "select game" sem parar. Mesmo eu pressionando o botão Reset, ele volta ao jogo e começa a mudar a quantidade de jogadores. Sabe porque aconteceu isso?

    ResponderExcluir
  6. AMIGO BOA NOITE!
    FIZ NO MEU CCE VG 5600 POREM SÓ CONSEGUI O AUDIO SAIR NO AV E A IMAGEM NAO TERIA ALGUMA DICA.VALEU

    ResponderExcluir